CIDADES

min de leitura - #

Segtran amplia fiscalização de veículos escolares

Da Redação

| Edição de 19 de fevereiro de 2026 | Atualizado em 19 de fevereiro de 2026

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com o início do ano letivo, a Prefeitura de Apucarana, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Transporte (Segtran), intensificou a fiscalização dos veículos terceirizados que realizam transporte escolar no município. A ação, coordenada pela Diretoria Operacional de Trânsito, tem como foco principal a segurança dos alunos.

O secretário da Segtran, major Vilson Laurentino da Silva, explica a vistoria é obrigatória e ocorre no início de cada ano e novamente após seis meses. “Nosso objetivo não é multar, é garantir a segurança das crianças que são transportadas diariamente em Apucarana. Queremos que os veículos estejam em condições adequadas e dentro da legalidade”, afirma o secretário.

O major também orienta pais e responsáveis a procurarem o setor de Trânsito em caso de dúvidas. “Se o pai quiser saber se o transporte que pretende contratar passou por vistoria, pode entrar em contato conosco. Temos a relação dos veículos vistoriados. Também é possível denunciar situações irregulares”, salienta o secretário.

O diretor operacional de Trânsito, Felipe Augusto Rosa, relata que a fiscalização é exercida por duas equipes, formadas por quatro agentes. “As abordagens incluem conferência de alvará, documentação obrigatória, condições gerais do veículo, itens de segurança e cumprimento das exigências previstas na legislação de trânsito”, pontua Rosa.

Ele ressalta que a frota própria do município também passou por vistoria e está em situação regular. Segundo ele, durante a fiscalização no ano passado houve registro de irregularidades em uma parcela dos veículos abordados. “Após as notificações, os responsáveis procuraram o setor para regularizar a situação e garantir maior segurança aos alunos transportados”, informa Felipe Rosa, diretor operacional de Trânsito. “A intenção não é punir por punir, mas garantir que o serviço seja prestado com responsabilidade e dentro das normas”, acrescenta o diretor.