CIDADES

min de leitura - #

Sesa confirma quatro mortes por dengue em Apucarana e Jandaia

Adriana Savicki

| Edição de 19 de março de 2024 | Atualizado em 19 de março de 2024
Imagem descritiva da notícia Sesa confirma quatro mortes por dengue em Apucarana e Jandaia

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Mais quatro óbitos por dengue na região foram confirmados ontem pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). As mortes de três moradores de Apucarana e um de Jandaia do Sul constam na atualização do boletim epidemiológico. Em todo estado foram onze mortes e 22.222 casos de dengue, o maior número de confirmações deste período epidemiológico.

Em Apucarana, os óbitos são de um paciente masculino de 83 anos, com comorbidades e duas mulheres. As pacientes femininas tinham 81 anos e 72 anos, sendo que esta última não apresentava comorbidade. As mortes ocorreram entre janeiro e fevereiro. Agora Apucarana soma 9 óbitos por dengue. 

O boletim da Sesa também confirmou 1.026 novos casos de dengue em Apucarana, que totaliza atuais 12.819 confirmações.

Já a vítima da doença em Jandaia do Sul é uma mulher de 83 anos, sem comorbidades, que faleceu em janeiro. Esse é o primeiro óbito de dengue registrado no município. Na área da 16ª Regional de Saúde são 13 óbitos confirmados e 19.664 casos da doença. A 16ª continua sendo a regional com maior registro de confirmações de dengue no estado e é a segunda em número de óbitos decorrentes da doença, depois da 17ª RS de Londrina, que soma 14 mortes.

Os 17 municípios da 16ª RS têm casos de dengue registrados e todos atingiram índices epidêmicos neste ciclo.

PARANÁ

Segundo a atualização da Sesa, o Paraná soma 113.194 casos de dengue e 60 mortes.

As 11 mortes que constam neste informe são de pessoas entre 14 e 89 anos, cinco delas sem comorbidades. Também foram registradas quatro mortes em Londrina. Chopinzinho, Toledo e Cianorte registraram um óbito cada.

Jandaia decreta estado de emergência

Com 3014 notificações, 2029 casos positivados pela Secretaria Municipal de Saúde e um óbito, Jandaia do Sul decretou Estado de Emergência. O decreto assinado pelo prefeito Lauro Junior foi homologado pelo Governo do Estado na semana passada.

A homologação confirma que o decreto está de acordo com os critérios estabelecidos pelo Conselho Nacional de Proteção e Defesa Civil, permitindo assim aos municípios apoio complementar nas ações de resposta à dengue.

Outros municípios da região também decretaram situação de emergência, caso de Apucarana, Ivaiporã, São João do Ivaí e Lidianópolis. 

A medida jurídica também foi adotada pelo governo do estado na última quinta-feira (14).