ESPORTE

min de leitura - #

Pressionados, São Paulo e Corinthians duelam pelo Campeonato Brasileiro

Da Redação

| Edição de 18 de julho de 2025 | Atualizado em 18 de julho de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Envoltos em crises fora e dentro de campo, Corinthians e São Paulo duelam neste sábado (19), às 21 horas, no estádio do Morumbis. A partida é válida pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O Timão vem de vitória contra o Ceará fora de casa, no Castelão, por 1 a 0. O resultado fez a equipe de Dorival Júnior alcançar a nona colocação na tabela do Brasileirão. Apesar do triunfo, a partida foi fraca tecnicamente e o treinador corintiano cobrou da diretoria reforços durante entrevista coletiva.

O atacante Yuri Alberto ainda se recupera de uma lesão na coluna vertebral. Já Memphis Depay e Romero estavam suspensos e voltam a ficar à disposição para o clássico Majestoso. Contudo, as notícias negativas não param de aparecer para a equipe do Parque São Jorge: o lateral-esquerdo Hugo passou por cirurgia nesta sexta-feira na região inguinal e Maycon teve lesão confirmada pelo departamento médico do Corinthians.

Nos dois casos, o Corinthians evitou apontar um prazo para a recuperação. A ausência dos dois atletas no clássico é certa, assim como de Matheuzinho, que sofreu o terceiro cartão amarelo contra o Ceará e cumpre suspensão automática.

Fora de campo, os problemas são financeiros. O Corinthians não pagou a primeira parcela de um acordo firmado na Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD) e corre contra o tempo para evitar uma punição com transfer ban (a proibição de registrar novos jogadores).

Homologado em abril, o plano de pagamento coletivo do Corinthians a clubes e jogadores tem valor total de R$ 76 milhões. A primeira parcela, vencida na última quinta-feira (17), somava aproximadamente R$ 4,2 milhões.

O São Paulo também vive dias difíceis. Foi derrotado para o Flamengo por 2 a 0 na volta após a pausa para a Copa do Mundo de Clubes e empatou na última rodada com o Red Bull Bragantino. Os resultados fizeram o Tricolor estar hoje na 16ª colocação do campeonato, a última fora da zona de rebaixamento.

O meia Lucas Moura passou por uma cirurgia no joelho nesta sexta-feira e fica fora pelo menos até 6 de agosto. Em nota, o clube informou que a intervenção tem por objetivo proporcionar “um alívio sintomático e a otimização do retorno esportivo”. A técnica usada foi de injeção retrocapsular analgésica e anti-inflamatória na área dolorosa, guiada por ultrassom, conforme o clube. O time tenta blindar o jogador, que vem sendo cobrado pela torcida por conta da demora em sua recuperação.

Luiz Gustavo, Ryan Francisco e Jonathan Calleri também seguem no departamento médico e são desfalques para o clássico deste sábado.

ESCALAÇÕES

O Corinthians deve começar a partida com Hugo Souza; Léo Maná, André Ramalho, Cacá e Matheus Bidu; Raniele, José Martínez (Bidon), André Carrillo e Rodrigo Garro; Ángel Romero (Talles Magno), Memphis.

Já o São Paulo deverá iniciar com Rafael; Ferraresi, Arboleda e Alan Franco; Cédric, Alisson, Marcos Antônio, Oscar e Enzo Diaz; Luciano e André Silva.