ESPORTE

min de leitura - #

Santos encara o Botafogo para fugir da zona de rebaixamento

Da Redação

| Edição de 24 de outubro de 2025 | Atualizado em 24 de outubro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Santos enfrenta neste domingo (26), às 16 horas, no estádio Nilton Santos, o Botafogo em confronto válido pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Peixe corre o risco de voltar para a zona de rebaixamento após perder em casa na rodada passada para o Vitória.

O time da Vila Belmiro tem 31 pontos, justamente a mesma pontuação do Vitória, que é o primeiro time que seria rebaixado.

O meia-atacante Neymar foi ao gramado nesta sexta-feira (24), mas ainda desfalca o time. O jogador está em processo de tratamento junto à fisioterapia do clube.

O camisa 10 se recupera de uma lesão na coxa direita e tem previsão de retorno apenas no próximo mês. Neymar foi para o campo de tênis apenas para uma corrida. O clube não divulgou uma estimativa para ele evoluir para os trabalhos de transição para o gramado.

Já o volante Tomás Rincón está liberado para retornar aos jogos. Recuperado de um edema na panturrilha esquerda, o venezuelano treinou com o restante do elenco santista.

Para esta partida, além de Neymar, Juan Pablo Vojvoda não poderá contar com o meia Zé Rafael, que está suspenso. Por outro lado, o treinador terá o retorno do volante João Schmidt, que cumpriu suspensão contra o Vitória.

Com isso, o Santos tem uma disputa aberta por uma vaga no meio de campo para enfrentar o Botafogo. São pelo menos quatro opções disponíveis para o treinador.

Vojvoda pode optar por manter um meio de campo com as mesmas características ou buscar reforçar a marcação no setor para buscar somar pontos fora de casa.

A equipe está na 16ª colocação no Brasileirão e só está fora da zona de rebaixamento por ter um jogo a mais que o Vitória, que abre o Z-4.Para manter a proposta, o técnico argentino tem à disposição Gabriel Bontempo e Victor Hugo. O primeiro foi a escolha de Vojvoda para entrar na vaga de Zé Rafael durante o segundo tempo contra o Vitória.

Já o segundo vinha sendo titular no meio de campo do Santos antes de sofrer uma lesão na coxa direita. Victor Hugo pode desempenhar uma função de segundo volante, como também um meia armador, auxiliando na construção do ataque do Peixe.

As outras duas opções do técnico santista são defensivas. A primeira é Willian Arão. O jogador foi titular do time pela primeira vez na derrota para o Vitória. No entanto, ele deve perder a posição, já que João Schmidt, que estava suspenso, volta.

Arão poderia desempenhar tanto como primeiro ou segundo volante, alternando esta função com João Schmidt.

O quarto jogador que poderia entrar é o Tomás Rincón. O venezuelano passou a última semana em transição para o gramado após sofrer um edema na panturrilha esquerda e pode voltar a trabalhar com o elenco ainda nesta semana.

Rincón foi opção de Vojvoda, por exemplo, na derrota para o Ceará. O volante ganhou a vaga de Barreal, atuando ao lado de Zé Rafael, João Schmidt e Rollheiser no meio de campo do Peixe. No entanto, os planos do treinador santista não deram certo naquela ocasião, com um mau desempenho geral do time.

Um provável Santos é formado por: Gabriel Brazão; Igor Vinícius, Adonis Frías, Luan Peres e Souza (Escobar); João Schmidt, Victor Hugo (Gabriel Bontempo), Barreal e Rollheiser; Guilherme e Lautaro Díaz.

Já o Botafogo chega para o confronto após se recuperar de duas derrotas consecutivas. Depois de perder para Internacional e Flamengo, o time carioca bateu o Ceará por 2 a 0, fora de casa, e voltou ao caminho das vitórias no Brasileirão.

Com o recente resultado, o Glorioso abriu vantagem dentro do G6. Atual sexto colocado com 46 pontos, o Botafogo tem cinco a mais que o São Paulo, primeiro time fora da zona de classificação para a Libertadores de 2026.

Para o duelo, o técnico Davide Ancelotti não terá à disposição o zagueiro David Ricardo, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. No entanto, Alex Telles, Savarino, Alexander Barboza e Marlon Freitas retornam nesta partida.