GERAL

min de leitura - #

Museu histórico de Arapongas é reaberto

Da Redação

| Edição de 12 de dezembro de 2025 | Atualizado em 12 de dezembro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Museu de Arte e História de Arapongas – MAHRA foi reinaugurado. As novas instalações ficam localizadas na Rua Flamingos, nº 221, Centro, a antiga casa do ex-prefeito Colombino Grassano. O museu estava desativado desde 2022, quando a Prefeitura transferiu a Secretaria de Educação para o prédio do antigo Paço Municipal, então ocupado pelo acervo histórico.

A solenidade de reinauguração foi realizada anteontem com participação de várias autoridades e representantes da família Grassano. “É muito emocionante para nós estar aqui, na casa do meu avô, na casa em que a gente foi criado, e ver esse resgate da cultura em Arapongas. E eu tenho a certeza que a história, meu avô sempre dizia, nunca se apaga”, comentou o vereador Paulo Grassano, em nome da família.

Segundo o secretário de Cultura, Pedro Ziroldo, destacou que a formatação do museu está em andamento. “Estamos iniciando a primeira fase, com exposições permanentes, outras, itinerantes. A segunda fase já está desenhada. Centro de estudos históricos, sala de restauro, arquivos, biblioteca, salão de palestras, reuniões, entre outros ambientes que transformarão o MAHRA em um polo de conhecimento, pesquisa e preservação”, ressaltou. 

A vice-prefeita, Édina Kümmel, contou que teve a ideia de levar o museu à antiga residência de Grassano, que foi prontamente aceita pelo então prefeito Sérgio Onofre. “Quando vocês entrarem, vocês vão se emocionar, porque é muito tocante você olhar para aquelas fotos, para aquelas paredes, para aqueles objetos e você sentir que o legado desta cidade que está ali dentro”, apontou.

O prefeito Rafael Cita defendeu que quem não conhece a própria história, está fadado a cometer os mesmos erros do passado. “Então, é fundamental que nós preservemos a história, principalmente do lugar que a gente vive e do lugar que a gente escolheu para viver, que é a nossa cidade. É importantíssimo que a população, principalmente a criançada, tenha um espaço como o museu para saber de onde o avô dele veio, de onde o pai dele veio, o que foi vivido”.

O superintendente-geral de Apoio aos Municípios, Sérgio Onofre, o historiador e coordenador do Mahra Gean Carlo Cereia, vereadores e secretários também participaram da solenidade.

HORÁRIO

Horário de atendimento: das 09h às 17h, de segunda à sexta-feira Telefone (43) 3902-1764. WhatsApp (43) 99828-1277.