Apucarana foi pré-selecionada nesta sexta-feira (31) pelo Ministério da Educação (MEC) para receber um curso de medicina. A informação foi divulgada pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (SERES/MEC).
Projetos de seis Regionais de Saúde do Paraná: Apucarana, Ponta Grossa, Francisco Beltrão, Paranavaí, Cornélio Procópio e Jacarezinho foram pré-selecionados nesta fase.
O projeto pré-aprovado em Apucarana prevê a instalação do curso de medicina na Faculdade de Apucarana (FAP), que é uma instituição privada. Há ainda novas etapas que precisam ser vencidas para a confirmação da vinda do curso na cidade.
A inclusão do projeto de Apucarana na lista foi bastante comemorada pelo deputado estadual e presidente do PT do Paraná, Arilson Chiorato e pelo deputado federal licenciado e secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
“Essa conquista é fruto da nossa articulação política em Brasília. Em dezembro de 2023, acompanhado da deputada Gleisi Hoffmann, estive reunido no MEC com o ministro da Educação, Camilo Santana, e várias lideranças de Apucarana e região. Agora, nós estamos na torcida para que Apucarana avance e o curso venha para a 16ª Regional de Saúde”, avalia o deputado Arilson Chiorato (PT), acrescentando que toda a documentação do processo foi reunida pela prefeitura, com apoio do então prefeito Junior da Femac.
O secretário de saúde Beto Preto destacou que a pré-seleção é fruto de um trabalho de várias mãos. “É uma etapa que foi vencida, Apucarana continua no páreo, mas é uma pré-seleção e há muito ainda a se fazer”, comenta.
Beto destaca que desde janeiro de 2023, a instituição mantenedora da proposta, a FAP, vem trabalhando no projeto. “Também participei das articulações como deputado e é preciso reconhecer o trabalho feito por todos os envolvidos”, comentou, citando os deputados do PT, Gleisi Hoffmann, Zeca Dirceu e Arilson Chioratto.
Para o secretário, a pré-seleção, bem como a recente viabilização do curso de medicina do Honpar em Arapongas mostra que a região foi lembrada. “Fiz minha parte e vou continuar fazendo para apoiar esse projeto”, comenta.
Na área da 16ª Regional de Saúde também foram pré-selecionados um projeto vinculado ao Instituto de Educação Médica de Cambira, cuja mantenedora está inscrita como Sociedade Educacional Atual da Amazônia, e um projeto do Centro de Estudos Superiores Positivo inscrito para Arapongas.
A iniciativa de expandir os cursos de Medicina no Brasil está alinhada com o programa Mais Médicos, que busca levar mais formação profissional para regiões desassistidas tanto no ensino superior na área da saúde quanto no atendimento à população.
A expansão é uma bandeira da Frente Parlamentar Mista pela Ampliação dos Cursos de Medicina, coordenada pelo deputado Zeca Dirceu (PT), foi criada há mais de dez anos e reúne 198 parlamentares de diferentes partidos, com o objetivo de promover a melhoria do SUS e a ampliação do acesso à formação médica em todo o Brasil.