Foi assinada nesta terça-feira a autorização do projeto de criação do Centro de Inovação Têxtil (Citex) no campus de Apucarana da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Ao todo, o Centro receberá um incentivo de R$ 4,5 milhões da Secretaria de Tecnologia e Inovação (Seti) e visa alavancar as características das empresas de vestuário e confecção no Vale do Ivaí, posicionando ainda mais Apucarana como um polo estratégico de inovação no setor.
A autorização foi assinada pelo secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, e pelo deputado federal licenciado e secretário de Estado da Saúde, Beto Preto (PSD), que foi um dos interlocutores da demanda junto ao governo do Estado.
“Este é um grande passo que damos para continuar atendendo a população de Apucarana no seu desenvolvimento, gerando novas oportunidades e, principalmente, fazendo com que os filhos da cidade possam estudar Engenharia na nossa Universidade Tecnológica Federal do Paraná. O município ganha muito com esse projeto que deve impulsionar não somente o aspecto acadêmico, mas também industrial do setor têxtil’, afirmou Beto Preto.
Os recursos serão destinados para as obras da nova unidade, que terá dois pavimentos erguidos em uma área de 802 metros quadrados, no câmpus universitário. O local abrigará laboratórios de análises têxteis e vestuário, incubadoras de empresas, laboratórios de empresas incubadas e salas de treinamento e capacitação.
Um dos principais objetivos do Citex será impulsionar o setor têxtil paranaense, agregando valor e reduzindo custos de produção e logística.
“O convênio que nós assinamos é um importante passo para a valorização da atividade têxtil, que é um arranjo produtivo fundamental para a economia regional e que demanda serviços tecnológicos prestados fora do Paraná. Dotar o nosso estado de estrutura para atender a essas demandas do setor produtivo e para ajudar a impulsionar a economia local é um dos objetivos primordiais do sistema estadual de ciência e tecnologia”, afirma o secretário Aldo Bona, que destacou a atuação do secretário de Saúde. “O Beto Preto é um grande defensor de Apucarana”, comentou.
De acordo com o vice-prefeito Paulo Vital (PL), o investimento é o fruto de uma grande união de forças em prol da cidade. “Temos muito que agradecer ao nosso governador Ratinho Junior, ao secretário Beto Preto e a todos que viabilizaram esse grande presente para Apucarana. Nosso município é uma referência nacional no setor têxtil, que agora caminha para a sua modernização. Um esforço conjunto pelo bem dos apucaranenses”, avaliou.
Também participaram do evento o reitor da UTFPR, Marcos Schiefler; o presidente da Associação Comercial Industrial de Apucarana (Acia), Wanderlei Faganello; o diretor da UTFPR de Apucarana, Marcelo Ferreira; empresários, vereadores e lideranças municipais.