POLÍTICA

min de leitura - #

MDB quer aumentar força política no Paraná

Cindy Santos

| Edição de 02 de agosto de 2024 | Atualizado em 02 de agosto de 2024
Imagem descritiva da notícia MDB quer aumentar força política no Paraná

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O deputado estadual Anibelli Neto, presidente do MDB no Paraná, afirmou nesta sexta-feira, em entrevista ao TNOnline, que o partido quer ganhar força nas eleições municipais a fim de superar a marca de emedebistas eleitos no último pleito. A estratégia do partido, segundo o deputado, é eleger candidatos próprios em cidades polo como Apucarana, por exemplo, e também unificar grupos para forjar novos quadros.

“O fato é que a grande maioria dos municípios não tem o segundo turno. Portanto, às vezes a gente quer ter um pré-candidato numa determinada cidade e às vezes você tem que se unir, abrindo mão da cabeça de chapa e às vezes sendo vice, para você tentar criar um grupo maior, que tem harmonia, porque isso é fundamental. Política não é matemática. Unir grupos políticos antagônicos é pior do que ficar sozinho. Então tem que tentar unificar com harmonia”, afirma.

Além de Apucarana, que oficializou a candidatura do vereador Rodrigo Recife em convenção nesta sexta-feira, o MDB também terá candidatos a prefeito e a vice em outros municípios polo como Londrina (prefeito e vice), Maringá (vice) e cidades da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Também há perspectivas de candidaturas a vice em Cascavel, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa.

“Isso nos dá uma perspectiva para a próxima eleição, de ter quadros mais experimentados, mais traquejados e com mais vontade de continuar na vida pública e muitas vezes montando uma chapa de deputados estaduais e federais muito maior”, afirma.

O maior desafio do partido, na opinião do deputado, é superar o índice de 29 prefeitos, 31 vices e 405 vereadores eleitos no último pleito municipal. “O nosso desafio, logicamente, é poder aumentar este número, valorizando os jovens até 35 anos e as mulheres. Tenho certeza que o partido que vai mais prestigiar as mulheres é o MDB. Porque a mulher tem uma visão às vezes diferente do homem. E se nós pudermos ter a visão do homem e da mulher, eu tenho certeza que poderá ter uma visão muito maior. Esse é o desafio”, assinala. (CINDY SANTOS)