POLÍTICA

min de leitura - #

MDB quer aumentar força política no Paraná

Cindy Santos

| Edição de 02 de agosto de 2024 | Atualizado em 02 de agosto de 2024
Deputado estadual, Anibelli Neto, durante entrevista ao TNOnline
Deputado estadual, Anibelli Neto, durante entrevista ao TNOnline

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O deputado estadual Anibelli Neto, presidente do MDB no Paraná, afirmou nesta sexta-feira, em entrevista ao TNOnline, que o partido quer ganhar força nas eleições municipais a fim de superar a marca de emedebistas eleitos no último pleito. A estratégia do partido, segundo o deputado, é eleger candidatos próprios em cidades polo como Apucarana, por exemplo, e também unificar grupos para forjar novos quadros.

“O fato é que a grande maioria dos municípios não tem o segundo turno. Portanto, às vezes a gente quer ter um pré-candidato numa determinada cidade e às vezes você tem que se unir, abrindo mão da cabeça de chapa e às vezes sendo vice, para você tentar criar um grupo maior, que tem harmonia, porque isso é fundamental. Política não é matemática. Unir grupos políticos antagônicos é pior do que ficar sozinho. Então tem que tentar unificar com harmonia”, afirma.

Além de Apucarana, que oficializou a candidatura do vereador Rodrigo Recife em convenção nesta sexta-feira, o MDB também terá candidatos a prefeito e a vice em outros municípios polo como Londrina (prefeito e vice), Maringá (vice) e cidades da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Também há perspectivas de candidaturas a vice em Cascavel, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa.

“Isso nos dá uma perspectiva para a próxima eleição, de ter quadros mais experimentados, mais traquejados e com mais vontade de continuar na vida pública e muitas vezes montando uma chapa de deputados estaduais e federais muito maior”, afirma.

O maior desafio do partido, na opinião do deputado, é superar o índice de 29 prefeitos, 31 vices e 405 vereadores eleitos no último pleito municipal. “O nosso desafio, logicamente, é poder aumentar este número, valorizando os jovens até 35 anos e as mulheres. Tenho certeza que o partido que vai mais prestigiar as mulheres é o MDB. Porque a mulher tem uma visão às vezes diferente do homem. E se nós pudermos ter a visão do homem e da mulher, eu tenho certeza que poderá ter uma visão muito maior. Esse é o desafio”, assinala. (CINDY SANTOS)