Prefeito de Arapongas durante oito anos, entre 2017 e 2024, Sérgio Onofre da Silva (PSD) deixa o cargo de chefe do Executivo do município neste fim de ano com o sentimento que deixou um legado em todas as áreas, mas principalmente nos setores da Educação e Saúde, conforme contou em entrevista à Tribuna do Norte. Ele passará a prefeitura para seu sucessor, Rafael Cita (PSD), prefeito eleito que foi procurador geral e secretário municipal em sua gestão.
Onofre acredita que seus feitos mais importantes durante os dois mandatos como prefeito foram os investimentos visando a qualidade de vida da população. “As principais conquistas foram os investimentos no ser humano, principalmente através da educação. Fizemos uma grande evolução nos materiais que foram entregues nessa área”, disse. Na administração de Onofre, as crianças passaram a receber uniforme completo - incluindo tênis, meias e mochilas - e material escolar. A rede municipal também adotou a disciplina de robótica e o implantou, de forma pioneira no Estado, o modelo de ensino cívico militar.
Segundo o prefeito, foram investidos em obras mais de meio bilhão de reais durante sua gestão. Na área de infraestrutura, ele destaca as obras de interligações de bairros, que encurtaram distâncias em várias regiões da cidade. “As transposições de bairros que foram realizadas mudaram a cara da cidade, além de todas as obras que fizemos, em que quase passamos de R$ 600 milhões de investimentos. No total, foram 140 obras durante minha gestão”, elenca Sergio Onofre.
A área da Educação, contudo, foi para o prefeito o principal foco durante os oito anos à frente da Prefeitura. “O maior desafio, e que comemoramos muito, foi a gente ter melhorado a educação na cidade. Inclusive, implementamos as escolas militares que foram muito importantes para com a disciplina dos alunos. Mas outro grande desafio foi a saúde, que a gente investiu bastante e tem que investir muito mais nos próximos anos”, avaliou.
Apos oito anos como chefe do Executivo de Arapongas, Sergio Onofre acredita que ajudou a escrever a história da cidade através de obras e projetos. “Temos quase R$ 100 milhões de obras ainda para inaugurar e deixo legado em todas as áreas. E eu posso destacar, por exemplo, o CAPS Infantil que entregamos recentemente e que é um programa que dá atenção à saúde mental dos jovens. Tem poucos a nível de Brasil”, destacou o prefeito.
Onofre também comemora a vitória de Cita nas eleições municipais. O prefeito eleito foi procurador e secretário de Sérgio Onofre e promete dar sequência aos trabalhos que vêm sendo realizados em Arapongas. “Foi a primeira vez que alguém faz um sucessor. Ele [Rafael] há 1 ano se tornou candidato, era procurador do município, e isso é muito importante porque continua a gestão. Ele ajudou a fazer obras, está por dento das finanças do município e das obras inauguradas. Sabe do que precisa fazer”, disse.
“Sempre faltam coisas a serem feitas. Com relação à infraestrutura têm mais coisas a fazer, na Educação o Rafael vai investir muito e precisamos cada vez mais de investimentos na área de Saúde. Em tudo isso ainda tem que se investir muito”, completou Onofre.
O prefeito afirma que vai aproveitar a agenda livre para tirar alguns dias de descanso. Ainda sem saber quais os próximos passos na política, ele pretende usar as férias para pensar no que fazer. “Fui convidado pelo Tiago Amaral (prefeito eleito em Londrina) para assumir uma secretaria na área de urbanismo, mas estou aguardando e antes vamos conversar com o pessoal do nosso grupo político e o governador Ratinho Junior”, revelou.