POLÍTICA

min de leitura - #

Prefeitos do Vale cobram do DER retomada de ônibus intermunicipais

DA REDAÇÃO

| Edição de 20 de janeiro de 2022 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Os prefeitos Natal Casavechia (PL), de Cruzmaltina, Toninho do Café (PSL), de Grandes Rios, Luiz Carlos Gil (PSD), de Ivaiporã, Adauto Mandu (Podemos), de Lidianópolis, José Roberto Furlan (Cidadania), de Jardim Alegre, e Pedro Taborda Desplanches (MDB), de Rio Branco do Ivaí, redigiram um ofício em conjunto e encaminharam ao diretor de Operações do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Alexandre de Castro Fernandes, solicitando uma atenção especial ao serviço de transporte intermunicipal no Vale do Ivaí. 

Eles pedem que esse tipo de transporte coletivo seja garantido principalmente nos municípios de Grandes Rios, Rosário do Ivaí e Rio Branco do Ivaí que, conforme assinalam, hoje estão completamente desassistidos de transporte intermunicipal pela empresa que possui a atual concessão, no caso a Expresso Nordeste.
Os prefeitos sugerem ao DER, inclusive, que dê oportunidade em caráter experimental à empresa Princesa dos Campos, que mostrou interesse em realizar o transporte rodoviário na região. Os prefeitos sugerem, inclusive, uma linha que ligue essas cidades à capital Curitiba via Reserva e Cândido de Abreu.
“Estamos desassistidos há mais de um ano sem o transporte intermunicipal e é nossa obrigação fazer algo e resolvemos nos unir com o apoio dos outros municípios que assinam o documento para poder atender à nossa população”, comenta o prefeito Toninho do Café, de Grandes Rios.
“Há anos que Rio Branco do Ivaí está sem linha de ônibus e, nesse contexto apresentado, poderemos ter uma linha nos ligando à Capital do Estado e a Ivaiporã, que é uma cidade polo próxima de nós; assim traremos uma solução para nossa população”, destaca o prefeito Pedro Taborda, de Rio Branco do Ivaí.
“Existem empresas que ligam Ivaiporã à Capital passando por Faxinal, mas essa opção passando por Grandes Rios, Rio Branco do Ivaí e Cândido de Abreu beneficiará esses municípios e é nossa obrigação como agora presidente da Amuvi (Associação dos Municípios do Vale do Ivaí) atender nossos vizinhos que não dispõem de transporte na atual situação que se encontram. Neste aspecto, o município de Ivaiporã está de braços abertos para receber a população que necessita de um comércio maior, uma consulta particular ou um médico especialista que nosso município tem a oferecer”, complementa o prefeito Carlos Gil.
A proposta foi bem aceita pela população dos municípios que serão atendidos e necessitam de transporte para se deslocar. Hoje os moradores de Grandes Rios, Rosário do Ivaí e Rio Branco do Ivaí, por exemplo, para ir a Faxinal dependem de carona ou pagar um carro particular para se deslocar.