Com grande acompanhamento, foi sepultado no final da tarde de domingo, no Cemitério Municipal de Jandaia do Sul, o corpo do ex-prefeito do município, Hermínio Vinholi, 98 anos, que morreu no sábado à tarde. Ele era um dos políticos mais antigos da cidade, além de ser muito bem-quisto junto à comunidade e à classe política de modo geral.
Sua morte causou muita comoção na cidade e na região, principalmente entre prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e demais lideranças políticas do Vale do Ivaí, que lamentaram o ocorrido.
Hermínio Vinholi foi prefeito de Jandaia do Sul por dois mandatos, de 1968 a 1972 e de 1976 a 1983. Ele foi um dos fundadores da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), entidade que agrega 26 cidades da região. Também foi um dos fundadores do Hospital Regional de Jandaia do Sul e da Cooperativa Agroindustrial Vale do Ivaí (Cooperval), além de ter sido incentivador e presidente do Jandaia Esporte Clube (JEC), time de futebol profissional da cidade nas décadas de 60 e 70.
Vinholi era viúvo de Delcina Fornaciari Vinholi e deixa oito filhos, genros, noras, netos e bisnetos.
O prefeito de Jandaia do Sul, Lauro Junior (União Brasil), lamentou a morte de Vinholi e decretou luto oficial no município por três dias. “Ele marcou um legado de exemplo como cidadão, político e membro atuante da comunidade”, disse Lauro Junior.
A Amuvi manifestou profundo pesar pelo falecimento do seu fundador e ex-presidente. “Neste momento de luto, prestamos e registramos nossas condolências e solidariedade aos familiares e amigos. Que sua coragem, visão, liderança pioneira e seu legado continuem inspirando as futuras gerações”, diz manifesto assinado pelo presidente da Amuvi, Emerson Toledo Pires (MDB), prefeito de Cambira.
O governador Ratinho Junior (PSD), que é de Jandaia, também registrou seu luto nas redes sociais. “Perdemos o seu Hermínio Vinholi, que foi prefeito de Jandaia do Sul duas vezes. Ele era uma grande pessoa e referência para a cidade”, afirmou o governador, que postou um vídeo de um encontro que teve com o ex-prefeito em junho deste ano. (EDISON COSTA)