POLÍTICA

min de leitura - #

Quatro candidatos estão na disputa pela prefeitura de Apucarana este ano

Edison Costa

| Edição de 04 de outubro de 2024 | Atualizado em 04 de outubro de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Cerca de 95.7 mil eleitores, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), deverão ir às urnas neste domingo (6) em Apucarana para eleger prefeito, vice e vereadores. São quatro os concorrentes à Prefeitura, dois a menos em relação ao pleito de 2020, quando seis participaram da disputa.

Estão no páreo Jane Reis (PT), Paulo Vital (PL), Rodolfo Mota (União Brasil) e Rodrigo Recife (MDB). Confira quem são eles:

JANE REIS (PT)

Jane Reis, 42 anos, do Partido dos Trabalhadores (PT), é a única mulher candidata à Prefeitura do Município. Ela concorre pela coligação “Apucarana da Esperança”, formada pelo PSB, Federação PSOL/Rede e Federação Brasil da Esperança e Fé Brasil (PT/PC do B/PV).

Esposa do deputado estadual Arilson Chiorato (PT), Jane Reis é professora de Educação Física e é a primeira vez que disputa um cargo eletivo. Além do esposo deputado, ela conta com o apoio da deputada federal Gleisi Hoffmann (PT) e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ela tem como candidata a vice-prefeita a assistente social Ana Paula Nazarko (PT).

PAULO VITAL (PL)

O advogado Paulo Vital (PL), 50 anos, busca sua eleição para a Prefeitura de Apucarana pela coligação “Vamos em Frente”, constituída pelos partidos PRD/PRTB/PL/Republicanos/PSD/Podemos.

Paulo Vital é o atual vice-prefeito de Apucarana e já foi procurador-geral do Município na gestão do ex-prefeito Beto Preto (PSD) e por dois anos na gestão de Junior da Femac (MDB).

Esta é a primeira vez que ele concorre ao cargo de prefeito, tendo como candidato a vice o advogado Luiz Carlos Leitão (Republicanos). O candidato conta com o apoio do deputado federal e ex-secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, além do governador Ratinho Junior (PSD) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

RODOLFO MOTA (UNIÃO)

O advogado Rodolfo Mota (União Brasil), 37 anos, pretende chegar à Prefeitura pela coligação “Pé no Chão, Deus no Coração”, formada pelos partidos PP/União Brasil e Federação PSDB/Cidadania. Ele tem como candidato a vice-prefeito o vereador Marcos da Vila Reis (PP).

Rodolfo Mota é professor universitário, já foi vereador por um mandato e já foi candidato a deputado estadual e também a prefeito, tendo sido bem votado em ambas as ocasiões, porém sem conseguir a eleição.

Nas eleições deste ano, ele conta com o apoio dos deputados federais Felipe Francischini (União Brasil) e Luísa Canziani (PSD) e dos deputados estaduais Delegado Jacovós e Do Carmo (União Brasil).

RODRIGO RECIFE (MDB)

Rodrigo Liévore Recife (MDB), 43 anos, é candidato a prefeito pela coligação “Apucarana Forte, Grande e no Caminho Certo”, formada pelos partidos MDB/DC/Agir/Solidariedade/PDT. Ele tem como candidato a vice-prefeito Gentil Pereira de Souza Filho (DC), ex-secretário municipal de Meio Ambiente, de Serviços Públicos e de Gestão Pública.

Empresário nos ramos de comunicação visual e de eventos, Rodrigo Recife é vereador de primeiro mandato e é também a primeira vez que concorre ao comando da Prefeitura do município. Recife tem como principal apoiador o atual prefeito Junior da Femac (MDB), além do deputado estadual Anibelli Neto, presidente do MDB do Paraná.

PLEITO

O número exato de eleitores aptos a votar é 95.740 em Apucarana, de acordo com o TSE. Deste total, 51.478 (54%) são mulheres e 44.262 (46%) são homens, uma diferença de 7.216.