POLÍTICA

min de leitura - #

Rafael Cita propõe um governo de serviços à população de Arapongas

Edison Costa

| Edição de 10 de setembro de 2024 | Atualizado em 10 de setembro de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O candidato a prefeito de Arapongas, Rafael Cita (PSD), 37 anos, foi o entrevistado desta terça-feira à noite na sabatina promovida pelo site TNOnline e jornal Tribuna do Norte, que está ouvindo candidatos a prefeito dos maiores colégios eleitorais da região, ou sejam, de Apucarana, Arapongas e Ivaiporã.

O objetivo da sabatina é permitir que eles possam apresentar seus planos de governo e relatar os principais desafios de seus municípios.

Concorrendo pela coligação “Pra Frente Arapongas”, formada por dez partidos, Rafael Cita é o candidato da situação, contando com o apoio do atual prefeito Sérgio Onofre da Silva (PSD), prefeito que o candidato considera como “seu grande líder e conselheiro”. Cita, inclusive, que é advogado, já foi procurador-geral do Município e secretário de Governo na gestão de Onofre.

Apesar de sua vinculação direta com Onofre, o candidato deixa bem claro que, se eleito, será um prefeito independente e vai conduzir uma administração com autonomia e com suas próprias ideias. Segundo ele, Onofre não terá algum papel ou cargo na sua gestão. “O próprio Sérgio Onofre já anunciou que está encerrando seu ciclo como administrador de Arapongas. Muito provavelmente, ele vai ocupar algum cargo de destaque no governo do Ratinho Junior a partir de janeiro. Então, ele vai ser mais um canal para que o Município de Arapongas consiga buscar recursos em Curitiba”, avalia.

Apesar de falar em continuidade do governo Sérgio Onofre, Rafael Cita reforça que tem sua própria linha de trabalho. “O Sérgio Onofre foi um prefeito de muitas e importantes obras, agora pretendo fazer uma administração de prestação de serviços à população aproveitando toda essa estrutura que ele deixou pronta”, afirma.

Rafael Cita garante, inclusive, que está pronto para assumir a administração de uma prefeitura do tamanho de Arapongas, um dos principais municípios do norte do Paraná e do Estado, apesar de nunca ter ocupado um cargo eletivo, “Eu venho de uma safra de políticos que primeiro se preparou para colocar o nome à disposição como candidato a prefeito”, explica o candidato, lembrando que ganhou muita experiência administrativa como procurador jurídico, secretário de Governo e na sua profissão de advogado.

Entre as suas prioridades na prestação de serviços à população ele destaca a melhoria e ampliação do atendimento de saúde à população. Para tanto, defende uma parceria com o Honpar para atender os araponguenses, assim como com o futuro curso de Medicina que será implantado no município. Ele assinala que Arapongas sempre foi referência na mobília e hoje é também em saúde. Neste aspecto, o município pode se beneficiar desta estrutura de saúde.

Candidato fala em tarifa zero no transporte coletivo

Entre outras propostas, o candidato pretende mudar o modelo de transporte coletivo em Arapongas, com a implantação de tarifa zero para os usuários. “Isso não é uma promessa, é uma ideia, uma meta que temos e que vamos nos empenhar para que isso aconteça”, frisa.

Para o candidato, isso é possível subsidiando o serviço com recursos do Fundo de Trânsito e através da parceria público-privada com empresas.

Outro desafio da próxima gestão, segundo ele, é a necessidade de remanejamento do atual aterro sanitário, conforme cobrança feita pelos moradores daquela região. No entanto, ele admite que esse é um problema muito complexo, porque envolve a questão ambiental e social. Uma dessas possibilidades é fazer o transbordo do lixo de Arapongas para outras cidades, além da construção de uma nova usina de reciclagem, que já tem recursos de R$ 2 milhões garantidos junto à Itaipu Binacional.

Da mesma forma, o candidato assinala que vai se empenhar para que o contorno rodoviário de Arapongas seja concluído, embora o Município não faça parte do contrato de concessão.