Os 513 deputados federais e 27 senadores eleitos no pleito de 3 de outubro do ano passado tomam posse nesta quarta-feira, dia 1º de fevereiro, data do início da nova legislatura do Congresso Nacional, que termina em 31 de janeiro de 2027. No Paraná, 54 deputados estaduais também iniciam os trabalhos na Assembleia Legislativa do Estado.
Além da cerimônia de posse dos parlamentares, será realizada também a eleição da nova Mesa Diretora do Senado Federal, da Câmara Federal e da Assembleia Legislativa do Paraná.
A sessão de posse na Câmara dos Deputados está marcada para às 10h, no Plenário Ulysses Guimarães. Até as 13h precisa ser finalizada a formação de blocos parlamentares. Às 14h será realizada a reunião de líderes para a escolha dos cargos da Mesa Diretora. Depois, às 15h30, termina o prazo para o registro das candidaturas e se inicia o sorteio da ordem dos candidatos na urna eletrônica. Mais tarde, às 16h30, começa a sessão destinada à eleição do novo presidente e da Mesa Diretora para o biênio 2023/2024.
Representando o Paraná nesta nova legislatura serão empossados 30 deputados federais. Os cinco mais votados do Estado no pleito de 3 de outubro foram Deltan Dallagnol (Podemos), com 344.917 votos; Gleisi Hoffmann (PT), com 262.242 votos; Filipe Barros (PL), que somou 249.507 votos; Beto Preto (PSD), que obteve 206.898 votos; e Sandro Alex (PSD)), que fez 168.157 votos.
Já no Senado, os trabalhos começam no período da tarde com a realização de reuniões preparatórias para a posse e a eleição do presidente e dos demais cargos da Mesa. Às 15h, há um primeiro encontro, em que os senadores a serem empossados prestam o compromisso regimental, sem discurso dos presentes.
Pelo Paraná, toma posse como senador eleito o ex-juiz federal Sérgio Moro (União Brasil), que somou 1.953.159 votos. Ele vai se juntar aos demais senadores paranaenses Oriovisto Guimarães e Flávio Arns, ambos do Podemos, que têm mais quatro anos de mandato.
Depois da posse, por volta de 16h, começa a segunda reunião destinada à eleição do presidente do Senado. O mandato do presidente, que também responde pela Presidência do Congresso Nacional, é de dois anos. Os candidatos têm direito à palavra para defender suas ideias e, logo após, é realizada a votação secreta, com uso de cédula a ser depositada em urna. (COM ASSESSORIAS)
No Paraná, são 54 deputados estaduais
No Paraná, a posse dos 54 deputados estaduais eleitos no pleito de outubro de 2022 acontece também nesta quarta-feira durante uma cerimônia que inicia às 14 horas. A solenidade será realizada no Plenário da Assembleia Legislativa, marcando o início a 20ª Legislatura da história paranaense (01/02/2023 a 31/01/2027). Dos 54 parlamentares da atual legislatura, 30 foram reeleitos, três conquistaram vaga na Câmara dos Deputados, em Brasília. Com isso, a Assembleia Legislativa do Paraná terá uma renovação de 44,5% para nova legislatura.Os novos deputados serão 24, mas nem todos estarão na Assembleia Legislativa pela primeira vez, como é o caso dos deputados Hussein Bakri (PSD), Ney Leprevost (União Brasil), Marcelo Rangel (PSD), Luis Corti (PSB), Gugu Bueno (PSD), Do Carmo (União Brasil) e Alisson Wandscheer (PROS). O deputado mais votado no Estado foi Alexandre Curi (PSD) com 237.033 votos, já a deputada mais votada foi Marcia Huçulak (PSD) com 75.659 votos.A deputada mais nova é Ana Júlia (PT) com 22 anos, e o deputado mais idoso é Tercílio Turini (PSD) com 78 anos.Após a posse será eleita a nova Mesa Diretora da Casa para o biênio 2023/2024. Para a presidência do Legislativo, já está praticamente acertada a reeleição para o quinto mandato consecutivo do deputado Ademar Traiano (PSD). Eleito pela primeira vez para o cargo em 2015 no governo Beto Richa (PSDB), Traiano pode então completar dez anos no posto ao final de mais esse mandato.