Nova sondagem do Instituto Paraná Pesquisas, divulgada nesta terça-feira, aponta ampla vantagem do governador Ratinho Junior (PSD), candidato à reeleição, na disputa pelo Palácio Iguaçu, em relação aos demais concorrentes nas eleições de 2 de outubro deste ano.
Segundo o Instituto, Ratinho Junior agora aparece com 59% das intenções de voto entre os eleitores paranaenses. Em segundo lugar está o ex-governador e ex-senador Roberto Requião (PT), com 23,9%.
Ricardo Gomyde (PDT) tem 1,9%, Professora Angela (PSOL) 0,8%, Solange Ferreira Bueno (PMN) aparece com 0,5%, Joni Ferreira (Democracia Cristã) com 0,4%, Vivi Motta (PCB) 0,3%, Adriano Teixeira (PCO) 0,2% e Professor Ivan (PSTU) tem 0,1%
Não sabe / Não respondeu somam 6,2% e Nenhum/ Branco/ Nulo 6,8%.
Em relação ao último levantamento da Paraná Pesquisas, realizado em junho, Ratinho Junior teve um crescimento de 2,8 pontos percentuais, enquanto Requião permaneceu praticamente estável, oscilando positivamente em 0,1 ponto.
Nos votos válidos, Ratinho Junior tem agora 67,8%, mais do que o dobro de todos os seus adversários juntos, que somam apenas 32,2%. A vantagem, que já era alta desde a primeira pesquisa do instituto, vem em trajetória de crescimento, indicando que não apenas o governador deve ganhar no primeiro turno como está próximo de alcançar um índice de votação histórico nas eleições estaduais.
O Paraná Pesquisas entrevistou 1.540 eleitores presencialmente entre os dias 15 e 19 de setembro. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa, contratada pelo União Brasil, está registrada na Justiça Eleitoral com o número PR-07440/2022.
APROVAÇÃO
A gestão do governador Carlos Massa Ratinho Junior à frente do governo estadual tem a aprovação de 71,4% da população do Paraná. É o que aponta o levantamento do Instituto Paraná Pesquisas. O resultado é quase 10% superior ao revelado na consulta passada, de junho deste ano, quando o índice de satisfação com a administração estadual era de 63%.
Entre aqueles que estão satisfeitos com as medidas implementadas por Ratinho Junior a partir de 2019, 54,6% consideram a gestão como ótima ou boa e 28,4% classificam como regular.
Por consequência, a taxa de reprovação caiu, passando de 30,3% para 23,2%.
Alvaro Dias e Sergio Moro estão em empate técnico
Se no Executivo Estadual a situação parece praticamente definida, a disputa à única vaga pelo Senado Federal no Paraná promete seguir uma incógnita até o dia da votação, em 2 de outubro. No atual cenário, Álvaro Dias (Podemos), candidato à reeleição, aparece na frente com 31,4%, empatado tecnicamente com o ex-juiz Sérgio Moro (União Brasil), que tem 30,3%. Em terceiro lugar está Paulo Martins, que agora aparece com 14% das intenções de voto.
Na sequência aparecem Orlando Pessuti (MDB), com 1,6% das intenções de voto; Aline Sleutjes (PROS), 1,4%; Desiree Salgado (PDT), 0,8%; Laerson Matias (PSOL), 0,6%; Dr. Saboia (PMN), 0,3%; e Roberto França (PCO), 0,2%.
Não sabe/ Não respondeu 8,2% e Nenhum/Branco/Nulo 9,1%.