O prefeito de Rio Branco do Ivaí, Pedro Taborda Desplanches (MDB), está otimista com a possibilidade de o município dar um salto significativo na melhoria da infraestrutura urbana nos próximos meses. Um dos fatores que levam a esse otimismo são os recursos obtidos junto ao governo do Estado e à Itaipu Binacional, que totalizam cerca de R$ 8 milhões. Segundo ele, esses recursos serão aplicados em obras de pavimentação asfáltica atendendo a toda a área urbana, instalação de lâmpadas de LED em toda a iluminação pública, além da implantação de uma usina de energia fotovoltaica para atender às necessidades dos prédios públicos. Para Taborda, Rio Branco do Ivaí tem tudo para viver uma grande transformação na sua área urbana, além de garantir mais qualidade de vida na cidade e no campo.
Sessão em Apucarana
A Câmara de Apucarana definiu nesta sexta-feira a pauta de votação da sessão ordinária que será realizada nesta segunda-feira, às 16 horas. Da ordem do dia constam três projetos de lei, um projeto de decreto legislativo e um requerimento. Um dos projetos é do vereador Tiago Cordeiro de Lima (MDB), que concede o título de Cidadão Benemérito de Apucarana ao empresário Paulo Humberto Bittencourt Atibaia. O projeto seria votado na sessão anterior, mas foi retirado de pauta devido à ausência do seu autor. O presidente do Legislativo, Luciano Molina (PL), pede à comunidade para que prestigie a sessão. Segundo ele, é bom ter bastante gente nas galerias.
Dia da Consciência Negra
A Câmara de Apucarana também deverá reservar um tempo nesta segunda-feira para uma reflexão sobre o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. A data foi instituída com o objetivo de homenagear o líder Zumbi dos Palmares, que se tornou o mártir contra a escravidão no Brasil. “Penso que nosso país avançou muito nesta questão, mas temos espaço para avançar ainda mais. Sabemos das dificuldades que ainda precisam ser enfrentadas quando se fala em desigualdade racial. Por isso, é fundamental promover e lembrar deste dia tão importante. Não podemos aceitar a discriminação”, diz o presidente da Câmara, Luciano Molina.
Recursos para Marilândia
Boa notícia para a saúde de Marilândia do Sul. O prefeito Aquiles Takeda Filho (PSD) confirmou, na tarde desta sexta-feira, que a deputada federal Luísa Canziani (PSD) repassou R$155 mil para a saúde do município. “Esse dinheiro será investido para a compra de medicamentos, material hospitalar, para custear exames e consultas, para algumas manutenções, enfim, será usado e muito bem usado na saúde. Agradeço muito a deputada, que é sempre tão parceira de Marilândia do Sul, sempre ajudando o nosso município. Recentemente a deputada entregou um trator para renovar a nossa frota, e agora, esse valor para a saúde, que vem em boa hora. Muito obrigado”, disse Aquiles.
“Novo” busca espaço
O partido Novo do Paraná, agora sob a liderança do ex-deputado federal cassado Deltan Dallagnol, está tentando ampliar seu espaço em todo o Estado. A pretensão da legenda é eleger vereadores nas 25 maiores cidades do Paraná, visando construir uma base sólida para a eleição de 2026, quando o partido tem como principal meta crescer no mínimo 50%. Mas antes disso, o Novo prioriza a eleição de 2024, fortalecendo as Executivas de Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinhais e Foz do Iguaçu, municípios que terão segundo turno e compreendem 30% da população. A ideia é também ampliar as provisórias e diretórios em todo o Estado.