POLÍTICA

min de leitura - #

Professores fazem greve na região e em todo o Paraná

Da Redação

| Edição de 03 de junho de 2024 | Atualizado em 03 de junho de 2024
Imagem descritiva da notícia Professores fazem greve na região e em todo o Paraná

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Manifestações de professores e estudantes e desencontro em relação à adesão marcaram ontem o primeiro dia de paralisação dos professores da rede estadual na região. Em Apucarana, segundo estimativa da APP-Sindicato, 60% dos professores aderiram à greve da categoria. Já o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Apucarana apontou, no fim da tarde, uma adesão de 35% dos docentes.

A paralisação é uma manifestação contra o projeto de lei que terceiriza a gestão administrativa de 200 colégios públicos do Estado. A presidente da APP-Sindicato de Apucarana, Isabel Cristina de Oliveira Azevedo, afirma que o índice de alunos que foram às escolas é baixo. “Aqui em Apucarana muitos professores aderiram. Há escolas com pouquíssimos alunos e professores, podemos dizer que hoje mais de 60% aderiram sim, mesmo o NRE dizendo o contrário”, afirma.

Segundo ela, há grande adesão no Colégio Estadual Nilo Cairo e Colégio Estadual Antônio dos Três Reis de Oliveira, que estão na lista das escolas que podem ser terceirizadas. Os professores fizeram alguns atos públicos pela manhã e também estiveram na Câmara de Vereadores à tarde. 

Em Arapongas, a APP estimava adesão de 50% dos professores. Houve concentração de manifestantes na praça da Igreja Matriz em frente de alguns colégios. “Sabemos de atos em frente ao Colégio Emílio de Menezes e outros locais também”, informou Marcio Diniz, presidente da APP em Arapongas.

EDUCATRON

No início da noite, o chefe do NRE de Apucarana, Vladimir Barbosa, afirmou que a adesão ao movimento atingiu apenas 35% dos professores. Uma força-tarefa do NRE esteve pela manhã nas escolas para colocar em funcionamento o Educatron, que é uma alternativa para a falta de professores. “Temos o aparelho Educatron em todas as salas de aula, e as aulas serão transmitidas ao vivo pelo Secretaria de Educação, via YouTube. Portanto, teremos aulas normais em todas as escolas do nosso núcleo”, afirmou Vladimir Barbosa.

IVAIPORÃ

Na região do NRE de Ivaiporã, a APP-Sindicato afirma que 70% dos professores entraram em greve e 50% dos alunos não compareceram às aulas. O núcleo, por sua vez, afirmou por volta das 16 horas, que 27,6% das escolas tiveram adesão total à greve, 48,3% tiveram adesão parcial e 24,1% não aderiram ao movimento grevista.

A greve, em protesto ao programa Parceiro da Escola, foi suspensa pelo Tribunal de Justiça (TJ-PR) durante o feriado de Corpus Christi e a decisão prevê multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento. No Paraná, a Secretaria de Estado da Educação divulgou ontem um levantamento apontando que 87% das mais de 2 mil escolas da rede estadual estão funcionando normalmente.