CIDADES

min de leitura - #

Aluno é apreendido após sacar arma contra colega em colégio de Arapongas

Aline Andrade

| Edição de 29 de março de 2023 | Atualizado em 29 de março de 2023
Imagem descritiva da notícia Aluno é apreendido após sacar arma contra colega em colégio de Arapongas

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Um adolescente de 16 anos foi apreendido no final da manhã de ontem em Arapongas após ter sacado um revólver para ameaçar outro adolescente dentro do Colégio Estadual Irondi Pugliese, na zona sul. A ameaça ocorreu em frente a duas pedagogas e nenhum tiro foi disparado. A situação gerou confusão no colégio e vários pais seguiram até a instituição.

Segundo a Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), que está acompanhando o caso e encaminhou uma equipe até o local, a situação ocorreu durante uma conversa na sala das pedagogas após dois estudantes serem retirados de sala devido a uma discussão. “Um dos alunos envolvidos sacou uma arma da mochila e ameaçou o estudante na frente das profissionais, que conseguiram acalmá-lo”, diz a nota da Seed-PR.

Após a ameaça, o adolescente de 16 anos fugiu. A Polícia Militar foi acionada e a segurança no local foi reforçada, inclusive com apoio de aeronave. 

Segundo informações da PM, ao tentar levar a dupla a sala da diretoria, o aluno saiu das dependências da escola e retornou cinco minutos depois. O aluno teria dito que não mataria o colega “por respeito às professoras”. 

O adolescente foi encontrado pelos policiais em frente à sua residência e encaminhado, junto com um responsável, para a 22ª Subdivisão Policial (SDP). Segundo a Polícia Civil, foi mantida a apreensão em flagrante pelo crime de ameaça. 

O Colégio Estadual Irondi Pugliesi foi inaugurado em setembro de 2022. Com capacidade para 1,2 mil alunos, o estabelecimento de ensino atende os bairros da região Sul de Arapongas.

PREVENÇÃO

Em nota, a Seed afirmou ainda que está atuando para combater a violência nas escolas. “Além do apoio da Patrulha Escolar às escolas, o Governo do Estado tem investido em prevenção, como o primeiro Treinamento de Segurança Escolar Avançado em escolas da rede estadual, no último fim de semana, e a instalação do Olho Vivo, uma torre de segurança com câmeras e inteligência artificial para medir comportamentos e situações que possam representar risco à integridade dos alunos e servidores”.

Adriana Savicki e Fernando Klein - [email protected]