CIDADES

min de leitura - #

Prefeitos discutem sobre linhas de crédito e segurança

Renan Vallim

| Edição de 07 de novembro de 2015 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O diretor do Banco Regional do Extremo Sul (BRDE) Wilson Quinteiro participou ontem da reunião da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), realizada em Ivaiporã. Quinteiro falou sobre a nova linha de crédito destinada aos municípios, criada recentemente pelo banco. Os prefeitos reclamaram ainda da falta de segurança nos municípios do Vale.

Imagem ilustrativa da imagem Prefeitos discutem sobre  linhas de crédito e segurança

O executivo defendeu uma maior proximidade do Governo Estadual com os municípios. “Queremos ser um elo do governo com os municípios, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento nas cidades, desde as menores até as maiores. Um dos nossos grandes objetivos é o crescimento da economia local, oferecendo subsídios através de linhas de crédito, tanto para as administrações municipais quanto para pequenos, médios e grandes negócios”, afirma.

Ao final da reunião, ele ressaltou a importância dessas reuniões com representantes das administrações municipais. “Esse diálogo dá condições de entendermos as necessidades das prefeituras. Estou voltando a Curitiba com diversos projetos de prefeituras. Queremos esmiuçar as necessidades dos municípios. E essa não será a última vez que estarei em uma reunião da Amuvi, pois queremos passar a frequentá-las”, destacou Quinteiro.

O presidente da Amuvi e prefeito de Ivaiporã, Luiz Carlos Gil (PMDB), destacou a conversa com o diretor do BRDE. “Houve uma demonstração de vontade de ajudar, de apoiar as prefeituras do Vale do Ivaí, sobretudo em um momento complicado como este. Com a retração das verbas do Governo Federal aos municípios, o suporte do Estado se torna cada vez mais fundamental”, diz.

SEGURANÇA

Vários prefeitos aproveitaram ainda a presença do subcomandante da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), capitão Élio Boing, para pedir mais segurança, principalmente na zona rural. “Precisamos de mais policiamento. Os bandidos estão migrando das cidades maiores para as menores. Precisamos de mais efetivo”, solicitou a prefeita de São Pedro do Ivaí, Maria Regina Della Rosa Magri (DEM).

Já o prefeito de São João do Ivaí, Fábio Hidek Miura (PPS), levou alguns produtores agrícolas para falar sobre a insegurança na Zona Rural. “Em poucas semanas, oito tratores foram roubados em propriedades rurais. Bandidos armados têm invadido até sítios pequenos. A violência está aumentando e precisamos de providências”, disse.

O capitão Élio Boing afirmou que a Polícia Militar está atenta a esses casos. “Ataques a propriedades rurais estão voltando e isso nos preocupa bastante. Estamos, dentro das possibilidades, planejando melhorias, já que julgamos essas reclamações como sendo justas. Outro ponto preocupante é o aumento das ações em cidades menores, sobretudo em agências bancárias. Acredito que, em breve, teremos novidades. Tenho certeza que retiraremos esses elementos das ruas o mais breve possível”, destacou.