Em 2005, um homem chamado McArthur Wheeler decidiu roubar dois bancos em Pittsburgh, nos Estados Unidos, sem usar uma máscara ou disfarce. Ele apenas passou suco de limão no rosto acreditando que ficaria invisível para as câmeras de segurança.
Wheeler acreditava que o suco de limão teria um efeito similar ao da tinta invisível, que se torna visível quando exposta ao calor. Ele pensou que o suco de limão faria o mesmo diante das câmeras de segurança, mas acabou preso poucas horas após as imagens revelarem com facilidade sua façanha. Questionado por que agiu de modo tão tolo, Wheeler revelou ter lido em algum lugar que espiões usaram suco de limão para mensagens secretas durante a guerra e interpretou que a técnica funcionaria em seus planos.
Este fato se tornou a base do famoso Efeito Dunning-Kruger, estudo científico desenvolvido por dois pesquisadores, mostrando que, em grande escala, pessoas com mínima competência se julgam confiantes a ponto de se apresentarem como especialistas em algo que não dominam.
Wheller não tinha conhecimento algum nem sobre o funcionamento de câmeras de segurança e nem sobre a eficácia de disfarces. Em vez disso, ele confiou numa teoria mal compreendida que lhe parecia plausível. O resultado foi fracasso total e prisão imediata.
Você se lembra dos tantos falsos especialistas que opinavam sobre vacinas, uso de máscaras e medicamentos durante a Pandemia da Covid-19?
Agora que você já conhece o Efeito Dunning-Kruger, tenha mais seletividade na escolha daqueles a quem você dá ouvidos e despreze os idiotas que se parecem sabichões seja lá em que área se apresentem, sabendo que eles são muitos – bem mais do que você imagina.