ESPORTES

min de leitura - #

Corrida, que será realizada no próximo sábado em Apucarana, terá recorde de participantes

Da Redação

| Edição de 24 de janeiro de 2023 | Atualizado em 24 de janeiro de 2023
Imagem descritiva da notícia Corrida, que será realizada no próximo sábado em Apucarana, terá recorde de participantes

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Apucarana encerrou no último domingo (22) o prazo de inscrições para a 60ª edição da Prova Pedestre 28 de Janeiro com recorde de inscritos. Ao todo, 3.524 atletas garantiram presença na corrida, que vai acontecer no próximo sábado (28), dia do aniversário de Apucarana. O número de participantes supera o da edição de 2020, que reuniu 3.358 competidores no geral. 

A 60ª Prova 28 de Janeiro contará com a participação de 753 atletas na Vinteotinha, 1.827 na corrida de 5 Km, 904 na corrida de 10 Km e 40 paratletas. “O recorde de inscritos quebrado neste final de semana mostra a qualidade da nossa prova, que é bem organizada, tem ótima premiação e faz parte da história do pedestrianismo nacional. Apucarana recebe atletas de ponta do país, competidores internacionais e também conta com a participação dos nossos corredores locais, que dão um brilho todo especial a prova”, destaca o prefeito Junior da Femac (PSD).

No próximo sábado, a Prova Vinteoitinha tem largada programada para as 15h30. Em seguida, às 19 horas, acontece a corrida de 5 Km, enquanto às 20h15, começa a prova de 10 Km. 

“Satisfeito e muito feliz com o número de atletas inscritos na prova. Tivemos também o recorde de participantes na Vinteotinha e ainda o aumento do número de paratletas inscritos. A cada ano que passa os atletas mostram o desejo e a vontade de disputar a nossa corrida, que é uma das mais tradicionais do país”, diz o professor José Marcelino da Silva, o Grillo, secretário municipal de Esportes de Apucarana.

Na corrida masculina de 10 Km do ano passado, o vencedor foi o ugandês Maxwell Rotich, que quebrou o recorde da prova com o tempo de 28’18”, seguido por Justino Pedro da Silva e Gilmar Silvestre Lopes. No feminino, a campeã foi a queniana Vivian Kiplagati, com o tempo de 34’13”. A argentina Marcela Cristina Gomez Cordeiro ficou em segundo lugar e Jenifer do Nascimento foi a terceira colocada.

Na prova de 5 Km, pela categoria masculina, o primeiro colocado foi Bruno Santana, de Tarumã-SP. Já na corrida feminina de 5 Km, a atleta Franciele Maria Oliveira da Silva, de Astorga, obteve a primeira posição. Na 60ª edição da Prova Pedestre 28 de Janeiro, Maxwell, Justino, Gilmar, Vivian e Franciele confirmaram as suas inscrições.