O Flamengo não conseguiu ampliar sua liderança no Campeonato Brasileiro ao empatar com o Grêmio por 1 a 1, em jogo realizado neste domingo (31) no Maracanã, Rio de Janeiro, pela 22ª rodada. A partida, transmitida pela Rádio Nacional, foi crucial para o Grêmio, que luta contra o rebaixamento.
Com o resultado, o Flamengo chegou a 47 pontos, mantendo-se na liderança, mas com a possibilidade de ver sua vantagem diminuir para apenas dois pontos ao final do fim de semana. O Grêmio, por sua vez, alcançou 25 pontos, aumentando ligeiramente sua distância do Z-4, a zona de rebaixamento para a Série B de 2026.
Domínio e Desperdício
No primeiro tempo, o Flamengo dominou as ações, mas não conseguiu transformar esse domínio em gols. O time carioca finalizou mais vezes (oito contra duas do adversário) e teve duas boas oportunidades de abrir o placar. Aos 40 minutos, o atacante Pedro exigiu uma grande defesa de Tiago Volpi. Logo em seguida, Pedro tentou encobrir o goleiro, mas o zagueiro Erick Noriega, em sua estreia, salvou em cima da linha.
Reação e Empate
A pressão do Flamengo deu resultado aos sete minutos do segundo tempo, quando Giorgian De Arrascaeta, após tabela com Pedro, marcou com um chute rasteiro. O uruguaio já havia sido decisivo no primeiro turno, quando o Flamengo venceu o Grêmio por 2 a 0 na Arena do Grêmio.
Quando a vitória parecia garantida para o Flamengo, aos 37 minutos, Cristian Pavón, do Grêmio, cruzou pela direita e a bola tocou na mão do lateral Ayrton Lucas, dentro da área. O árbitro marcou pênalti, que Tiago Volpi converteu, empatando a partida. O Flamengo ainda pressionou, mas não conseguiu retomar a liderança no placar.
Outros Resultados do Sábado
Em outro confronto do sábado, o Santos empatou sem gols com o Fluminense na Vila Belmiro, em Santos (SP), na estreia do técnico Juan Pablo Vojvoda. O Alvinegro Praiano tem agora 22 pontos, seis a menos que o Fluminense, e continua próximo da zona de rebaixamento, enquanto o Tricolor permanece no meio da tabela.
Início da Rodada
A 22ª rodada começou no sábado (30) com três jogos. O Juventude venceu o Ceará por 1 a 0 na Arena Castelão, em Fortaleza, com um gol de Luís Mandaca nos acréscimos, alcançando 21 pontos e saindo da zona de rebaixamento. O Ceará permanece com 26 pontos.
No Estádio Nilton Santos, o Botafogo goleou o Red Bull Bragantino por 4 a 1, com gols de Danilo, Newton, Álvaro Montoro e Jefferson Savarino, enquanto Jhon Jhon descontou para o Bragantino. O Botafogo chegou a 35 pontos, permanecendo na zona de classificação para a Libertadores. O Bragantino, com 32 pontos, sofreu sua nona derrota em dez jogos.
O Cruzeiro também venceu em casa, derrotando o São Paulo por 1 a 0 no Mineirão, com gol de Matheus Pereira. A Raposa segue na perseguição ao Flamengo, com 44 pontos. O São Paulo, que perdeu uma invencibilidade de sete jogos, continua com 32 pontos, próximo do G-6.
Com informações da Agência Brasil