CIDADES

min de leitura - #

AME publica livro sobre Educação Integral nas Cidades Educadoras

Da Redação

| Edição de 13 de dezembro de 2024 | Atualizado em 13 de dezembro de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Autarquia Municipal de Educação de Apucarana apresentou na noite desta quinta-feira o livro “Educação Integral: currículo e cidadania nas Cidades Educadoras”. Organizada pela secretária municipal de educação, Marli Fernandes, e publicada pela Editora Compass, a obra é inspirada na trajetória do município na implementação de um modelo educacional que levou Apucarana a conquistar, em agosto de 2023, o título de Cidade Educadora.

O CEO da Editora Compass, Juan Fortun, destacou a relevância da obra para a disseminação de projetos educacionais bem-sucedidos em todo o país. “Percebemos que existem iniciativas excelentes em muitos municípios, mas muitas vezes elas permanecem restritas à sua localidade. Por isso, criamos a Coleção Cidades Educadoras, com o objetivo de divulgar projetos como o de Apucarana, que é pioneiro e referência em Educação Integral. Apucarana se tornou modelo e a Professora Marli Fernandes e sua equipe foram convidadas para organizar este livro”, afirmou.

A secretária Marli Fernandes ressaltou que o livro aborda a integração do currículo da Educação Integral com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os Temas Contemporâneos Transversais, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as potencialidades das Cidades Educadoras. “A publicação é resultado de um esforço coletivo, com a colaboração de todos os professores e servidores da rede municipal de Apucarana, que contribuíram para transformar essa obra em realidade”, afirmou.

O prefeito Junior da Femac, presente no evento, comemorou a importância do livro. “Acredito que o maior patrimônio de uma cidade é sua população, e, por isso, a educação tem sido minha prioridade. Este livro é a materialização da experiência de Apucarana e servirá como base para pesquisas acadêmicas e referência para gestores de outros municípios que queiram replicar nossas iniciativas”, destacou.