Em vídeo compartilhado por apoiadores nas redes sociais e em aplicativos de mensagens, o deputado federal Beto Preto (PSD) confirmou nesta terça-feira que vai disputar a Prefeitura de Apucarana nas eleições de 6 de outubro deste ano.
O ex-secretário de Saúde do Paraná já havia colocado o nome dele à disposição do seu grupo político e agora falou pela primeira vez abertamente sobre a candidatura.
Beto Preto deixou em 5 de julho o cargo de secretário de Saúde do Paraná. Desde então, a possibilidade de ele concorrer ao cargo de prefeito passou a ganhar força.
No vídeo, ele confirma que será candidato a prefeito a partir da convenção partidária. “Eu quero dizer aqui que sou pré-candidato a prefeito e serei candidato a partir da convenção partidária e quero voltar a administrar Apucarana para trazer de volta esperança e trazer de volta essa vontade de uma Apucarana melhor para todas famílias”, diz.
O prazo para realização de convenções partidárias começa neste sábado (20) e termina em 5 de agosto. Segundo o calendário eleitoral, as candidaturas dos concorrentes a prefeito, vice e a vereador devem ser registradas na Justiça Eleitoral até dia 15 de agosto.
Além do PSD, fazem parte do grupo político do deputado federal Beto Preto as legendas PL, PRD, Podemos e Republicanos.
O grupo partidário ainda não divulgou a data da convenção. Beto Preto tem comentado, no entanto, que o evento de consolidação e homologação de candidaturas deverá ocorrer nos últimos dias do prazo estabelecido pelo calendário eleitoral. Segundo ele, somente na convenção é que também será conhecido o nome do candidato a vice-prefeito.
PERFIL
Carlos Alberto Gebrim Preto, mais conhecido como Beto Preto, é médico e foi prefeito de Apucarana por dois mandatos. Administrou o município entre 2013 e 2016, e depois entre 2017 e 2019, quando deixou a prefeitura para assumir o cargo de secretário de Saúde do Paraná.
Em 2022, foi eleito deputado federal com 206.885 votos, o quarto mais votado do Paraná. Em 2023, rompeu com o atual prefeito Junior da Femac (MDB), que foi seu vice.