O Governo do Paraná, por meio da Secretária do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), concluiu nesta semana as entregas da primeira fase do Programa Bons Olhos Paraná. Ao todo, 8.309 óculos foram entregues em 93 municípios, garantindo mais qualidade de vida e aprendizado para estudantes da rede pública estadual de todo o Estado. Nesta etapa, que beneficiou quatro municípios da região, foram investidos R$ 5,5 milhões no programa.
Desde de abril deste ano, o projeto já realizou 84 mil atendimentos oftalmológicos e 55 mil testes ortópticos, superando as metas estabelecidas inicialmente (de 67.128 e 14.500, respectivamente). Os óculos fornecidos pelo programa contam com lentes antirreflexo e armações de acetato, garantindo conforto, durabilidade e qualidade visual para os estudantes.
A última semana de atividades, o programa contemplou 14 municípios, com a entrega de 1.445 óculos. Foram beneficiados estudantes de escolas estaduais em Amaporã, Ângulo, Cafeara, Califórnia, Centenário do Sul, Floresta, Lupionópolis, Marilândia do Sul, Mauá da Serra, Sabáudia, Santa Inês, São Manoel do Paraná, São Tomé e Tamarana.
As ações do Bons Olhos serão ampliadas para mais 275 municípios e atenderão 539 mil alunos da rede estadual de ensino, entre 6 e 17 anos, em todas as regiões do Paraná. Eles passarão por triagens e exames e, se necessário, receberão óculos gratuitamente. A nova fase prevê um investimento de R$ 64,7 milhões.
Somadas a primeira e segunda etapas, o total será de 368 municípios atendidos, ficando fora da cobertura do programa 31 cidades com população acima de 56 mil habitantes.
O estudo para a ampliação do Bons Olhos foi coordenado pela Sedef, que considerou critérios de priorização para garantir maior equidade no atendimento. Inicialmente, foram contemplados os municípios classificados como Pequeno Porte I e II que ainda não haviam sido atendidos na primeira etapa.
Em seguida, foram incluídos os municípios de médio porte com até 55 mil habitantes, por apresentarem características semelhantes aos de Pequeno Porte II. A estratégia permite que os esforços se concentrem nas regiões com maior vulnerabilidade e menor acesso a serviços oftalmológicos especializados
RESULTADOS
O secretário estadual do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, avalia como muito positivos os resultados do programa. “Estamos concluindo a primeira etapa com entregas em 93 municípios. É gratificante ver essa política pública se efetivando na ponta, levando dignidade e qualidade de vida para quem mais precisa”, diz Carboni.
“Estamos garantindo que o recurso público, por meio do Fundo para a Infância e Adolescência, chegue realmente à população. Já são mais de 8 mil óculos entregues, produtos de excelente qualidade que fazem a diferença no aprendizado e na vida das nossas crianças e adolescentes”, afirmou o secretário.