CIDADES

min de leitura - #

Defesa Civil distribui telhas para atingidos por temporal

Da Redação

| Edição de 24 de outubro de 2025 | Atualizado em 24 de outubro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Prefeitura de Ivaiporã, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, entregou nesta sexta-feira (24) telhas a famílias do distrito do Alto Porã que tiveram as casas destelhadas durante o forte vendaval registrado no dia 16 de outubro. O temporal, que atingiu diversos bairros e distritos do município, provocou danos em dez residências e afetou diretamente 47 moradores.

O secretário municipal de Meio Ambiente e coordenador da Defesa Civil, Jeferson Palopoli, acompanhou a ação e explicou as medidas adotadas desde a ocorrência do fenômeno. “Logo após o vendaval, fomos procurados por famílias que precisavam de lonas emergenciais, que foram prontamente fornecidas. Em seguida, a nossa equipe foi a campo para realizar o levantamento dos danos. O relatório apontou 10 casas destelhadas – entre elas 3 no Alto Porã – e um total de 47 pessoas atingidas, incluindo também o IML de Ivaiporã”, relatou.

A entrega das telhas coincidiu com a execução do programa Cidade Limpa nos distritos do Alto Porã, Jacutinga e Santa Bárbara, com o objetivo de eliminar focos do mosquito Aedes aegypti e promover um ambiente urbano mais limpo e saudável.

A iniciativa reúne equipes das Secretarias de Meio Ambiente, Serviços Urbanos, Obras, Viação e Saúde. Trata-se de uma grande força-tarefa que envolve limpeza, recolhimento de entulhos e conscientização da população.

“Entre os dias 22 de setembro e 23 de outubro foram recolhidos 722 caminhões de entulhos e lixo reciclável em diferentes áreas do município”, informou. O programa Cidade Limpa utiliza 4 máquinas e 9 caminhões, recolhendo materiais inservíveis que acumulam água e podem servir de criadouro para o mosquito. Neste aspecto, o envolvimento da população é essencial para o bom andamento dos trabalhos.

“Os moradores colaboram limpando os quintais e colocando os resíduos na frente de casa – o que facilita o trabalho das equipes e contribui diretamente para a saúde pública”, afirmou secretário municipal de Meio Ambiente, Jeferson Palopoli.